Pedras Preciosas

As pedras preciosas sempre causaram deslumbramento e fascínio aos olhos humanos no decorrer da história da civilização. Não por acaso, já que elas são reluzentes e apresentam uma incrível variedade de cores, brilhos e texturas. O Brasil além de ser destaque na produção de joias, é 1/3 da produção de gemas do mundo inteiro. Da mesma maneira, a produção de esmeraldas é destaque.

Toda essa riqueza concentra-se nos estados de Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Neles, há aproximadamente 4 mil empresas do ramo, sendo que cerca de 99% desse número é formado por pequenos negócios.

O faturamento anual do setor de gemas já alcançou US$ 6,5 bilhões e tem muitas possibilidades de expansão. Uma delas é a tendência de peças com pedras naturais e a menor lapidação possível.

Na prática, as vendas do setor devem chegar à casa dos US$ 250 bilhões anuais até 2020. O diretor do Instituto Brasileiro de Gemas e Materiais Preciosos (IBGM), Écio Moraes, considera que a queda da inflação e a consequente recuperação do poder de compra dos consumidores vêm impactando positivamente o setor.

Outro ponto de destaque refere-se ao tamanho da cadeia produtiva brasileira, uma pesquisa conduzida pelo IBGM refere 261 indústrias ligadas ao mercado de joias.

Características e tipo que comercializamos

As pedras preciosas, como o diamante, o rubi e a esmeralda são minerais que têm cor e brilho especiais, sendo valiosos por sua raridade e dureza, portanto são perfeitas joias.

Há milhões de anos esses minerais ficaram dentro de rochas que foram solidificadas pelo resfriamento de material líquido que se encontrava em temperatura elevada.

Quanto mais rara é uma pedra preciosa, maior é seu valor comercial, vamos conhecer algumas pedras preciosas:

Pedras Preciosas

Diamante

Diamante

Saiba+
Rubi

Rubi

Saiba+
Esmeralda

Esmeralda

Saiba+